top of page

Massoterapia

A massoterapia tem desempenhado um papel importante nos cuidados gerais de saúde para muita gente, principalmente no mundo estressante como é aquele em que vivemos hoje. A massoterapia, como o nome sugere, consiste no tratamento ou terapia através de massagens e pode ser aplicada a diferentes partes do corpo ou de forma contínua em todo o corpo, para aliviar o stress e a tensão, diminuir as dores musculares, controlar a dor, eliminar traumas físicos, melhorar a circulação sanguínea e flexibilidade, promover a saúde e bem-estar e também melhorar a qualidade de vida.

O massoterapeuta é o profissional que pratica a massoterapia e pode utilizar diversas técnicas de massagens de acordo com o seu diagnóstico. Isto é o que distingue a massoterapia de uma massagem comum. A capacidade de um profissional qualificado, neste caso o massoterapeuta, direccionar o seu trabalho em função das necessidades do cliente. Por exemplo, se o cliente tiver dores musculares ou quiser aumentar a flexibilidade o massoterapeuta usará um conjunto de técnicas de massagem da massoterapia diferentes das que usaria para um cliente que quer aliviar o stress e relaxar. No entanto, numa massagem comum, o massagista segue uma determinada sequência, geralmente igual para todos os clientes.

O massoterapeuta pode-se especializar em diversos tipos de massagem através de cursos de massoterapia disponíveis em vários sítios. Uma pessoa que faz um curso de massoterapia passa a ser um profissional qualificado e pode trabalhar em locais como: clínicas de massoterapia, de estética ou reabilitação, clubes esportivos, spas entre outros.

O massoterapeuta é o responsável pela selecção das melhores técnicas de massagens que cada paciente vai receber na sua sessão consoante as suas necessidades.

 

A massoterapia engloba os mais diversos tipos de massagens, tanto de origem ocidental como oriental. Algumas das técnicas utilizadas na massoterapia são: A Drenagem Linfática, o Shiatsu, a Reflexologia Podal, o Do-in, o Tuiná, a Ayurvédica, a Tailandesa, a Massagem Relaxante entre outras.

Abaixo estão alguns dos benefícios da massoterapia:

1 – Estimula a circulação sanguínea de uma forma geral

2 – Ajuda a controlar o estress, as tensões, a irritabilidade e ansiedade

3 – Alivia e ajuda a combater as dores musculares

4 – Ajuda a normalizar as funções fisiológicas

5 – Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico

6 – Promove o bem-estar e uma melhor qualidade de vida

7 – Contribui para a eliminação de resíduos metabólicos no corpo

Lembre-se sempre antes de marcar e fazer uma sessão de massoterapia de contactar o seu médico.

Ele vai avaliar se as técnicas envolvidas na sessão são indicadas para o seu caso em específico.

A Massoterapia

A massoterapia tem desempenhado um papel importante nos cuidados gerais de saúde para muita gente, principalmente no mundo estressante em que vivemos hoje. Como o nome sugere, consiste na terapia através de massagens e pode ser aplicada a diferentes partes do corpo ou de forma contínua em todo o corpo, para aliviar o stress e a tensão, diminuir as dores musculares, controlar a dor, eliminar traumas físicos, melhora a circulação sanguínea e flexibilidade, promover a saúde, bem-estar e  melhora a qualidade de vida.

Massoterapeuta é aquele especialista que pode diagnosticar o que se passa em qualquer parte do seu corpo. O toque de suas mãos, sensível, conhecedor, vai no ponto exato e detecta o que se passa. As mesmas mãos procedem a melhora. As mãos são dotadas de ultra sensibilidade, pois há nelas uma imensa quantidade de receptores.

São nada menos de 2.300 terminações nervosas por centímetro quadrado. Pequenas células sensoriais - são mais de 5 milhões na superfície corporal - conduzem ao cérebro suas mensagens. Para o especialista, a planta dos pés é o mapa detalhado que indica o estado de todos os nossos órgãos. Pontos específicos serão tocados, procedendo-se a sedação.

O massoterapeuta é um técnico que divide seu trabalho em segmentos: a parte de relaxamento, a parte que trata de lesões esportivas e os problemas decorrentes do trabalho, tipo tendinite e outras mazelas. A massoterapia tem sido eficiente em debelar, entre outros, problemas antes considerados quase insolúveis, como a enxaqueca, diabete, a artrite.

Quantos sabem que o simples ato de lavar as mãos com frequência é altamente benéfico? Ou que, ao se levantar à noite, não se ande com os pés descalços? Ou que é essencial andar sobre a terra ou sobre um gramado? Ou simplesmente abraçar uma árvore e receber energia dela. Basta experimentar.

 

 

Massagem relaxante

Acalmar o corpo é acalmar a mente, e uma das maneiras de se obter isso, é através da massagem, que proporciona o relaxamento e o alívio do stress e das dores.


Através de manobras terapêuticas específicas como amassamento, deslizamentos e percussões, promove a melhora na circulação sanguínea, aumenta o fluxo de nutrientes, remove catabólitos e metabólitos (substâncias tóxicas das células) prejudiciais ao organismo, além de aliviar a dor e facilitar a atividade muscular.

Massagem Shiatsu

 

Shiatsu - é um método terapêutico japonês criado no fim da era Meiji (1868), a partir dos recursos de pressão dos meriadianos com os dedos, que por sua vez, assim como o Do-in, também japonês, tem origem na teoria dos meridianos do corpo da Medicina Chinesa. A palavra japonesa Shiatsu significa pressão ("Atsu") com os dedos ("Shi").


O Shiatsu tem aplicações várias, como em problemas de rim, problemas com evacuação e até mesmo uma simples queimação de estômago, problemas psicossomáticos como depressão, baixa auto-estima, e um infinidade de outras coisas.

O Shiatsu não é recomendado para infecções, doenças contagiosas, fraturas, varizes ou como terapêutica única do câncer, podendo, contudo, atuar como coadjuvante no tratamento deste.

Deve ser usado criteriosamente nos primeiros três meses da gestação, uma vez que há pontos de pressão (tsubôs) contra-indicados para a gestante.

O Profissional

O massoterapeuta é o profissional que pratica a massoterapia e pode utilizar diversas técnicas de massagens de acordo com o seu diagnóstico. Isto é o que distingue a massoterapia de uma massagem comum. Por exemplo, se o cliente tiver dores musculares ou quiser aumentar a flexibilidade o massoterapeuta usará um conjunto de técnicas de massagem da massoterapia diferentes das que usaria para um cliente que quer aliviar o stress e relaxar.

No entanto, numa massagem comum, o massagista segue uma determinada sequência, geralmente igual para todos os clientes.

Massoterapeuta preparado para aplicar de forma correta e eficaz todas as técnicas. Constante formação e aperfeiçoamento!

Massoterapeuta é o profissional da área de Saúde com competência e habilidade para utilizar e indicar o uso da Massoterapia na prevenção, tratamento e manutenção integrada da Saúde.


A Massoterapia se enquadra na área de abrangência da integração terapêutica preconizada pela Organização Mundial de Saúde.

Agora que você sabe mais sobre a massoterapia não perca tempo e a inclua em seus hábitos, aquela angustia que você sente sem saber porque ficará para trás, a insônia, o mau estar tambem ficará no passado, sua auto-estima vai aumentar quando as pessoas ao seu redor notarem o quanto está radiante.

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje, conheça as técnicas de massagem e marque seu horário.

bottom of page